Meu PIS não foi depositado, o que fazer?

Pense na seguinte situação: você trabalhou duro durante o ano e espera ansiosamente o abono salarial, quando chega a data definida para o recebimento do seu benefício você constata que o PIS não foi depositado, o que fazer?

Essa, infelizmente é uma situação, dentre outras tantas, que muitos beneficiários relatam.

Essa situação aconteceu com você? Não se preocupe com isso! Porque preparamos para você esse artigo que vai esclarecer essa e outras dúvidas sobre o PIS para que você saiba como proceder em situações como essa e receber o seu abono salarial sem transtornos ou complicações.

Então, continue a leitura.

Você pode gostar de ler também:

Quem tem direito ao PIS?

Vamos primeiro considerar alguns motivos para o não recebimento. O PIS ou Programa de Integração Social possui regras específicas para a participação. Não é todo mundo que tem direito ao abono salarial. Quer saber se você tem? Confira abaixo:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;

  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;

  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;

  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

E então? Você se encaixa em todos esses requisitos e mesmo assim o PIS não foi depositado? Calma, confira abaixo primeiro no calendário oficial a data para o recebimento do seu benefício.

Calendário PIS 2019-2020

Anualmente é divulgado um calendário para o recebimento do PIS. O calendário vigente iniciou os pagamentos, que são efetuados de acordo com o mês do nascimento do trabalhador, no segundo semestre de 2019.

É muito importante se atentar aos prazos estipulados no calendário para não ter transtornos na hora do recebimento.

Confira abaixo:

PIS não foi depositado

 

Bom, você conferiu se cumpre os requisitos e agora se está dentro das datas definidas, se estiver tudo certo e mesmo assim a empresa não depositou o PIS veja abaixo os principais motivos e como resolvê-los da maneira mais rápida e prática possível.

PIS não foi depositado

 

Meu PIS não foi depositado, o que fazer?

Existem algumas principais situações que podem justificar o fato do seu PIS não ter sido depositado, vamos conferir com calma cada uma delas para que o seu problema seja resolvido de forma simples. Vamos lá?

  • RAIS não enviada: A RAIS ou Relatório Anual de Informações Sociais é um documento que deve ser entregue pela empresa na qual você trabalhou dentro de um prazo determinado pela Caixa Econômica Federal, que é quem administra o benefício.

Se por algum motivo a empresa não envia esse documento, o trabalhador fica impossibilitado de receber o PIS, dessa forma o PIS não é depositado pois o envio da RAIS é necessário para o MTE saber todas as informações e se o trabalhador está enquadrado para ter direito ao PIS.

Nesse caso, você deve consultar o documento e caso for constatado que não foi enviado, procurar a empresa para solicitar o envio de uma RAIS extemporânea, ou seja, fora do prazo. Lembrando que, o empregador que enviar a RAIS fora do prazo está sujeito à multa.

  • Erro nas informações da RAIS: Outro motivo recorrente para o não recebimento do PIS são os erros na Relação Anual de Informação social, tanto em relação aos dados pessoais quanto em relação aos possíveis erros de digitação no documento.

Da mesma forma, para resolver este caso, o trabalhador deve antes de tudo Consultar RAIS Trabalhador e conferir se a empresa enviou a RAIS com as informações corretas, caso não tenha enviado, suas informações procure a empresa e peça para ela enviar uma RAIS retificadora com as informações atualizadas.

  • Inclusão do 13° salário como remuneração mensal: Esse, infelizmente, também é um equívoco recorrente.

De acordo com o Manual da RAIS, onde lista especificamente quais os valores devem e quais não devem ser informados como remuneração mensal, o 13° salário não deve ser informado dessa forma, portanto não deve estar no cálculo para efeito de pagamento do PIS.

Isso pode ser consultado na empresa.

Muito provavelmente uma dessas três situações é o motivo do seu PIS não ser depositado. Resolvendo essas pendências o seu benefício será liberado.

Caso haja ainda algum transtorno em relação ao recebimento do PIS, você pode procurar o Ministério do Trabalho e explicar que o seu PIS não foi depositado.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre meu PIS não foi depositado, o que fazer? Deixe nos comentários.

Sua opinião é muito importante para nós.

You May Also Like

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com