Consultar o PIS pelo CPF → Passo a passo simples

 

Saber o PIS é de extrema importância para o trabalhador brasileiro, pois, é através desse número que se tem acesso aos direitos trabalhistas como seguro-desemprego, FGTS e abono salarial. Se você não sabe o seu número, não se preocupe! Você vai ver aqui como consultar o PIS pelo CPF, de forma simples e rápida.

Além disso, você poderá conferir aqui outras formas de consulta e escolher a que julgar melhor para você.

E claro, você conhecerá muito mais sobre o programa e o seu funcionamento. Ao final do artigo você estará, definitivamente, entendendo o Programa de Integração social e saberá como consultar o PIS pelo CPF e muito mais.

Portanto, continue a leitura.

Você pode gostar de ler também:

Como funciona o PIS?

Antes de tudo, é importante conhecer o programa e o seu funcionamento. O PIS é muito mais que um número de identificação do trabalhador, ele garante diversos benefícios para aqueles que se encaixem nos requisitos do programa.

 

Além disso, o programa tem por objetivo integrar o empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa.

O PIS ou Programa de Integração Social funciona como uma contribuição tributária de caráter social. Essa contribuição financia o pagamento dos benefícios trabalhistas, como por exemplo, o abono salarial.

Da mesma forma acontece com o PASEP, que basicamente funciona da mesma forma que o PIS, a diferença é para quem se destina cada um, sendo o PIS para trabalhadores da iniciativa privada e o PASEP para trabalhadores da iniciativa pública.

Além disso, enquanto o PIS é administrado pela Caixa Econômica Federal, o PASEP é de responsabilidade do Banco do Brasil.

Muito bom não é? Sabendo a gora da importância de saber o seu número de identificação, veja se você se encaixa nos requisitos estabelecidos pela Caixa e logo depois como consultar o PIS pelo CPF, sem dificuldades.

Quem tem direito ao PIS?

Como foi dito acima, existem requisitos para a participação no programa, confira abaixo se você está dentro de todas as especificações:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;

  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;

  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;

  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

E então, você se encaixa em todas essas especificações do programa? Se sim, confira abaixo como consultar o PIS pelo CPF, para você desfrutar dos seus benefícios sem transtornos.

 

consultar o pis pelo cpf

Como consultar o PIS pelo CPF?

Consultar o PIS pelo CPF é algo muito simples! Lembrando que é de muita importância saber esse número para não perder os seus benefícios.

Existem algumas formas de realizar essa consulta pelo CPF, veja abaixo:

  • Pelo telefone da Caixa: Você pode fazer a consulta no telefone gratuito do atendimento da Caixa Econômica Federal: 0800 726 0207;
  • Pelo telefone do INSS: Você pode saber o número do seu PIS também pelo telefone de atendimento da Previdência Social no telefone 135 e marcar a Opção 5.

Outra opção de como consultar o PIS pelo CPF é por meio do site Meu INSS. A ferramenta centraliza diversos serviços e você pode realizar outras consultas além dessa, por exemplo você pode conferir o seu tempo de contribuição.

Siga o passo a passo abaixo para consultar o seu número do PIS:

  1. Acesse o portal Meu INSS
  2. Clique em Entrar (no canto superior direito)
  3. Selecione Cadastre-se
  4. Preencha os dados solicitados (CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado)
  5. Clique em Próxima
  6. Anote a senha que o sistema vai criar para você
  7. Informe seu CPF e a senha
  8. Faça o login e altere a senha para uma de sua preferência
  9. Acesse novamente, desta vez com a sua senha

Pronto! Dessa forma você consegue com facilidade consultar o PIS pelo CPF. Veja abaixo outras formas de consulta e escolha a melhor para você.

Como consultar o PIS?

Existem outras formas de saber o seu número do PIS, confira:

  • No Cartão Cidadão: Se você possui o Cartão Cidadão poderão encontrar o número do PIS impresso na face do próprio cartão cidadão;
  • Na Carteira de Trabalho – CTPS: Primeiro é necessário saber que essa informação se difere a depender do modelo da sua CTPS. O número do PIS, nos modelos novos da Carteira de Trabalho está na primeira página, onde mostra os detalhes de identificação do portador. Já nas Carteiras de Trabalho mais antigas, o número do PIS ou PASEP está registrado nas últimas páginas das carteiras;
  • No departamento de recursos humanos da sua empresa: O Departamento de Recursos Humanos de qualquer empresa deve fornecer, de acordo com a lei, o número correto do PIS de qualquer um dos seus trabalhadores registrados.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre como consultar o PIS pelo CPF? Deixe nos comentários.

A sua opinião é muito importante para nós.

You May Also Like

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com