O dever de consultar o CPF aparece quando é preciso saber de algum tipo de irregularidade diante a receita federal ou necessidade de avaliar a linha de crédito de um cidadão.

Encontra-se dois tipos de consulta para o CPF: a consulta para saber se o cliente possui algum tipo de restrição em órgãos de proteção ao crédito ou bom relacionamento na área de mercado financeiro. Ou apenas a necessidade de conferir a situação do documento.

Consultando o CPF gratuitamente online

 A verificação do seu CPF pode ser de forma rápida, simples e gratuita. Através da utilização de sites de órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e o SERASA.

É possível, também, consultar o CPF através do site oficial da receita federal. Onde o interessado pode fazer ajustes, procurar irregularidades ou retirar a segunda via do documento.

Porém, é preciso tomar cuidado com alguns sites, por não garantir o sigilo total com as informações armazenadas, permitindo a avaliação de apenas um número e exigindo respostas de um questionário muitas vezes extenso. Por essa razão muitos preferem pagar por sites de consultas mais seguros e completos.

Cuidados a serem tomados

O CPF é um documento muito importante e sua consulta deve ser feita com o devido cuidado em locais que ofereçam ótima segurança digital e proteção das informações.

Antes de digitar o seu número de CPF em qualquer site, é vital conhecer o serviço que está sendo oferecido.

Todos temos direito a consulta do CPF gratuitamente

Mesmo que haja diversos benefícios em pagar pelo serviço, a consulta de CPF pelo SCPC, SERASA e SPC deve ser gratuita. Segundo o art.43 do CDC (Código de defesa do consumidor). O cliente tem o direito de fazer sua consulta em qualquer banco de dados que haja seus registros gratuitamente, podendo também requerer a sua correção.

Leave a Reply

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com