BENEFÍCIO SOCIAL

Valor do PIS errado, como corrigir? – Tabela ATUALIZADA

Valor do PIS errado, como corrigir – O Programa de Integração Social (PIS) é um dos benefícios trabalhistas de mais relevância para o trabalhador brasileiro.

Através da inscrição do PIS é que se tem direito ao Abono Salarial, que corresponde a uma quantia em dinheiro que é paga anualmente a todos os trabalhadores que se encaixam nos requisitos definidos. Esse é um benefício muito aguardado.

Porém, alguns transtornos podem acontecer, um deles é o valor do PIS estar errado. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Aqui você verá como corrigir o valor e resolver esse problema sem dificuldades.

Portanto, se você deseja saber a resposta para a pergunta: Valor do PIS errado, como corrigir? Continue a leitura.

Você pode gostar de ler também:

Quais as novas regras do PIS?

É importante esclarecer primeiro que houveram mudanças nas regras do PIS e com as novas regras os valores do Abono Salarial são proporcionais aos meses trabalhados formalmente, ou seja, com registro na CTPS.

Vamos explicar melhor…

Primeiro, tem direito ao PIS, de acordo com as novas regras, aqueles que:

  • Estão cadastrados no PIS por no mínimo cinco anos;
  • Trabalharam pelo menos 30 dias no ano base, ou seja no ano anterior ao recebimento do benefício, com atividade registrada na carteira de trabalho;
  • Tiveram remuneração média mensal de no máximo dois salários mínimos durante o ano base;
  • Tiveram seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Sua RAIS está atrasada ou com informações erradas? Clique AQUI.

Como foi mencionado acima, com as novas regras o valor do PIS passa a ser proporcional aos meses trabalhados no ano base. Veja no próximo tópico como realizar o cálculo e a tabela de valores do Abono Salarial de acordo com o tempo de serviço.

Valor do PIS errado, como corrigir (2)

Como calcular o valor do PIS?

Antes de saber como corrigir valor do PIS errado, saiba como realizar o cálculo para se certificar que o valor esteja realmente errado.

Cada mês trabalhado equivale a 1/12 de salário mínimo no valor do benefício. Ou seja, se o trabalhador em questão exerceu atividade remunerada formal por 12 meses, isso equivale a 12/12, sendo assim o benefício será integral.

O valor do salário mínimo vigente é de R$954,00, esse é o valor máximo que pode ser recebido. O cálculo fica assim:

Sendo assim: 954 x (meses trabalhados)÷12=

Confira a tabela de valores do PIS:

Agora, se você conferiu e mesmo assim concluiu que o valor do seu benefício está errado veja no próximo tópico: “Valor do PIS errado, como corrigir?”

Valor do PIS errado, como corrigir?

Você pode se dirigir a qualquer agência da Caixa Econômica Federal, levando consigo algum documento de identificação com foto, a CTPS e seu Número de Identificação Social, e solicitar uma análise para corrigir o valor em questão.

A Caixa também disponibiliza gratuitamente um número para o trabalhador entrar em contato em casos de erros assim: 0800 726 0207.

Pronto! Muito fácil não é? Não perca tempo! Evite transtornos na hora de receber o seu abono.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre “valor do PIS errado, como corrigir?” Deixe nos comentários.

COMENTÁRIOS

  • Olá comecei trabalhar11outubro 2017e estou até agora na mesma empresa trabalhando .hoje 07/01/2019fui sacar recebi somente 250.ta errado o que fazer

    • Olá! Provavelmente é uma divergência de informações na RAIS. É de responsabilidade da empresa entregar a RAIS atualizada e dentro do prazo determinado. Você deve procurar o setor responsável dentro da empresa que você trabalha e atualizar suas informações. De fato, o valor está errado.

  • Ola, o meu pis veio 666 reais, sendo que recebo a anos, fui ao banco e mandarame ntra em contato com a empresa,, o contador errou nas data. Eu consigo recebe essa quantia que ficou faltando ou o contador tem que paga do bolso dele.? Pq ele disse que so iria recebe essa contia pendente so pra maio ou julio.

    • Olá Johnny! Tudo bem? É de responsabilidade da empresa enviar a RAIS com todas as informações atualizadas dentro do prazo determinado. Se houve erro, a empresa terá que arcar com o prejuízo e reembolsar a diferença. Se houver alguma resistência em relação a isso, você deve procurar o Ministério do Trabalho e explicar a situação.

  • Estava trabalhando em uma empresa na qual fui admitida em fevereiro de 2015 e demitida 24/06/2017 e caiu na minha conta apenas 333,00. Nas minhas contas eu teria q ter recebido o valor referente a 6 meses. Estou certa ou errada?

    • Olá Nayara, você está certa! O valor do seu benefício deve ser proporcional ao tempo trabalhado formalmente no ano base, que nesse caso é 2017. Como você trabalhou por seis meses, tem direito a receber o valor correspondente a esse período, conforme a tabela disponibilizada no artigo.

      • Realmente recebi 333,00 consultei a Rais e a empresa passou informações erradas colocaram q eu sai no mês 5 e na minha carteira tá o mês 6. Na vdd não sei o q Fazer pois não trabalho e nem moro mais na msm cidade da empresa

  • trabalhei numa empresa do dia 20 de dezembro 2017 até outubro de 2018 e meu pis veio só 250,00, erro da empresa ou do banco ?

    • Olá Fernando, em 2017 você trabalhou mais alguns meses de carteira assinada em alguma empresa? Porque o valor do PIS corresponde proporcionalmente aos meses trabalhados no ano-base, que nesse caso é 2017. Apenas no segundo semestre do ano que passará a ser 2018, e nesse caso você receberá o valor referente a 9 meses, caso tenha sido demitido no final do mês, no início do mês o valor corresponderá a 8 meses.

  • Olá, já tenho 5 anos de carteira, porém fiquei 1 ano desempregada, voltei a trabalhar no final de Junho de 2018, com a carteira assinada no início de Julho, e recebi 416 de PIS. Esse valor está correto de acordo com as novas regras?

    • Olá Sabrina, tudo bem? Então, o ano base vigente ainda é o de 2017, esse valor corresponde proporcionalmente aos meses trabalhados no ano base, apenas a partir do segundo semestre do ano é que o ano base passará a ser 2018. Para responder a sua pergunta é necessário que informe quantos meses exerceu função remunerada formal em 2017, assim poderemos constatar se o valor do seu benefício está correto ou não.

  • Bom dia trabalho na mesma empresa desde de 18 de setembro de 2017 e continuo na mesma empresa ainda meu PIS veio apenas 333 está errado não está?

    • Olá Suzana, de acordo com o que você informou, você trabalhou apenas 3 meses no ano-base, que nesse caso é 2017, portanto você receberá o valor correspondente a três meses. No segundo semestre do ano o ano-base passa a ser 2018, aí nesse caso você receberá o valor integral, ou seja, um salário mínimo vigente. Porque trabalhou os 12 meses de 2018.

  • Olá, uma dúvida, trabalhei desde janeiro de 2018, fui hj sacar só tinha 250$. Tá totalmente errado né?

    • Olá Jeniffer, tudo bem? Então, o valor que você recebeu é referente ao ano de 2017. O valor é proporcional ao tempo de serviço prestado formalmente no ano base, que ainda é 2017. Apenas no segundo semestre de 2019 que o ano base passa a ser 2018 aí você receberá o valor integral do Abono Salarial.

  • estou cadastrado no pis desde junho de 1988.Em dezembro de 2016 sofri um acidente e retornei ao trabalho em setembro de 2017 ficando pelo inss até julho de 2017 ou seja fiquei pelo inss de 12/2016 á 07/2017 mesmo assim contribuindo, sempre recebi um abono integral de 1 salário minímo desde 1989 gostaria de saber porque em nesse ano de 2019 agora em fevereiro recebi somente 128,00? pois até agora nimguem conseguiu me explicar tenho 30 anos de carteira assinada 45 anos e no ano base de 2017 trabalhei mesmo depois do acidente de 9/2017 até o presente momento! contava com o abono integral de 1 salário e recebi apenas 128 reais? o que aconteceu? como proceder?

    • Olá Jorge Luis, tudo bem? Esse valor que você recebeu não está correto! Mas de qualquer forma você não receberia o valor integral do PIS. Isso porque você trabalhou apenas 3 meses no ano base que ainda está vigente, no caso 2017, você deveria ter recebido o valor referente a 3 meses de trabalho. O calendário do PIS é ainda o 2018-2019. Apenas no segundo semestre do ano que passará a ser 2019-2020, e o ano base 2018. Aí nesse caso você receberá o valor integral do abono, visto que em 2018 trabalhou 12 meses.

  • Boa tarde!! Minha carteira foi assinada em setembro de 2017, ainda estou na empresa e recebo um pouco a mas do que um salario minimo, meu PIS esta programado para recebimento agora em março no valor de 586,00 . Este valor esta correto? Nao seria o valor do salario minimo? Grata!!

    • Olá Ana Silva, só recebe o valor integral,ou seja um salário mínimo vigente, quem trabalhou no ano base em questão os 12 meses. No caso o ano base ainda é 2017, apenas no segundo semestre do ano passa a ser 2018. Aí nesse caso você receberia o valor integral do abono, porque em 2018 trabalhou 12/12 meses.

  • Oi bom dia, trabalho na mesma empresa desde junho de 2016 porém fui sacar meu demorado e esperado PIS só tinha 832,00 o que faço? Me ajude por favor.

    • Olá Isabel, de fato o valor do seu abono está incorreto, visto que em 2017 você trabalhou os 12 meses deveria receber o valor integral que corresponde a um salário mínimo vigente. Sendo assim, você deve ir até uma agência da Caixa Econômica Federal levando consigo algum documento de identificação e solicitar uma análise e a correção do valor do seu abono.

    • Olá Gilberta, quantos meses você trabalhou em 2017? O valor a ser recebido deve corresponder aos meses trabalhados em 2017, no artigo disponibilizamos a tabela oficial para você poder saber quanto por direito deve receber. Se estiver errado o seu valor, vá até uma agência da Caixa Econômica Federal levando consigo algum documento de identificação para corrigir o valor do seu abono.

  • Olá!
    Bom dia..
    Estou com a carteira assinada desde julho de 2018 e meu o valor que tenho pra receber é de 167 reais .
    Esse valor está errado?
    Não teria que receber conforme os meses trabalhados no ano anterior?

  • Oi bom dia! Eu fui sacar meu pis e so tinha 220,00 reais. Eu fiquei de licença medica pelo inss de abril de 2017 a janeiro de 2018 sera que é por isso?

DEIXE UM COMENTÁRIO!