BENEFÍCIO SOCIAL

Valor do PIS errado, como corrigir? – Tabela ATUALIZADA

Valor do PIS errado, como corrigir – O Programa de Integração Social (PIS) é um dos benefícios trabalhistas de mais relevância para o trabalhador brasileiro.

Através da inscrição do PIS é que se tem direito ao Abono Salarial, que corresponde a uma quantia em dinheiro que é paga anualmente a todos os trabalhadores que se encaixam nos requisitos definidos. Esse é um benefício muito aguardado.

Porém, alguns transtornos podem acontecer, um deles é o valor do PIS estar errado. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Aqui você verá como corrigir o valor e resolver esse problema sem dificuldades.

Portanto, se você deseja saber a resposta para a pergunta: Valor do PIS errado, como corrigir? Continue a leitura.

Você pode gostar de ler também:

Quais as novas regras do PIS?

É importante esclarecer primeiro que houveram mudanças nas regras do PIS e com as novas regras os valores do Abono Salarial são proporcionais aos meses trabalhados formalmente, ou seja, com registro na CTPS.

Vamos explicar melhor…

Primeiro, tem direito ao PIS, de acordo com as novas regras, aqueles que:

  • Estão cadastrados no PIS por no mínimo cinco anos;
  • Trabalharam pelo menos 30 dias no ano base, ou seja no ano anterior ao recebimento do benefício, com atividade registrada na carteira de trabalho;
  • Tiveram remuneração média mensal de no máximo dois salários mínimos durante o ano base;
  • Tiveram seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Sua RAIS está atrasada ou com informações erradas? Clique AQUI.

Como foi mencionado acima, com as novas regras o valor do PIS passa a ser proporcional aos meses trabalhados no ano base. Veja no próximo tópico como realizar o cálculo e a tabela de valores do Abono Salarial de acordo com o tempo de serviço.

Valor do PIS errado, como corrigir (2)

Como calcular o valor do PIS?

Antes de saber como corrigir valor do PIS errado, saiba como realizar o cálculo para se certificar que o valor esteja realmente errado.

Cada mês trabalhado equivale a 1/12 de salário mínimo no valor do benefício. Ou seja, se o trabalhador em questão exerceu atividade remunerada formal por 12 meses, isso equivale a 12/12, sendo assim o benefício será integral.

O valor do salário mínimo vigente é de R$954,00, esse é o valor máximo que pode ser recebido. O cálculo fica assim:

Sendo assim: 954 x (meses trabalhados)÷12=

Confira a tabela de valores do PIS:

Agora, se você conferiu e mesmo assim concluiu que o valor do seu benefício está errado veja no próximo tópico: “Valor do PIS errado, como corrigir?”

Valor do PIS errado, como corrigir?

Você pode se dirigir a qualquer agência da Caixa Econômica Federal, levando consigo algum documento de identificação com foto, a CTPS e seu Número de Identificação Social, e solicitar uma análise para corrigir o valor em questão.

A Caixa também disponibiliza gratuitamente um número para o trabalhador entrar em contato em casos de erros assim: 0800 726 0207.

Pronto! Muito fácil não é? Não perca tempo! Evite transtornos na hora de receber o seu abono.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre “valor do PIS errado, como corrigir?” Deixe nos comentários.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO!