BENEFÍCIO SOCIAL

Quem tem direito ao ID Jovem? → MANUAL DEFINITIVO

Quem tem direito ao ID Jovem? Você provavelmente já ouviu falar na Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem. Esse programa foi criado em 2016 e já beneficiou milhares de jovens em todo Brasil.

Porém, por ser um programa relativamente novo, nem todo mundo conhece de fato a proposta do programa e é comum ter dúvidas a respeito dele.

Uma das principais dúvidas é: quem tem direito ao ID Jovem?

Se essa for uma dúvida sua, não se preocupe mais! Preparamos para você um manual definitivo que com certeza tirará todas as suas dúvidas sobre isso.

Então, se você quer saber quem tem direito ao ID Jovem e muito mais sobre o programa, continue a leitura.

Você pode gostar de ler também:

O que é ID Jovem?

Antes de tudo é importante saber um pouco sobre o programa. A Identidade Jovem é um programa desenvolvido pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar e tornar mais acessível a participação dos jovens de renda baixa em eventos culturais, artísticos e esportivos.

Além disso, o beneficiário do programa pode viajar gratuitamente ou ter descontos de no mínimo 50% em viagens interestaduais.

Outro benefício que poucos sabem é que quem participa do programa também tem isenção na taxa do Exame Nacional do Ensino Médio.

Muitos benefícios, não é? Vamos explicar melhor como funciona o programa e logo depois quem tem direito ao ID Jovem.

Quem tem direito ao ID Jovem

Como funciona a ID Jovem?

É muito simples! Se você se encaixar em todos os requisitos você pode se cadastrar no programa. Depois de cadastrado, o site oficial gera o documento que deverá ser impresso e plastificado. Para utilizar a sua Identidade Jovem basta apresentá-la juntamente com um documento de identificação com foto.

Em todos os eventos de caráter artístico, cultural e esportivo, o titular do ID Jovem tem 50% de desconto nos ingressos.

Nas viagens interestaduais, são reservadas por veículo comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual duas vagas gratuitas. Quando essas vagas se esgotam, são reservadas mais duas com no mínimo 50% de desconto.

Confira agora quem tem direito ao ID Jovem, e se você tiver, ão perca tempo! Cadastre-se para aproveitar todos os benefícios.

Quem tem direito ao ID Jovem?

Todo programa social do Governo Federal tem requisitos específicos para a participação. Não seria diferente com a Identidade Jovem, não é? Mas não se preocupe! Não é difícil participar. Confira agora quem tem direito ao ID Jovem:

  • Ter entre 15 e 29 anos
    • O benefício vale também para não estudantes.
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
    • Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.
  • Estar com o Cadastro atualizado
    • Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos
    • A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.
  • Saber o NIS
    • Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Clique AQUI.

Então, você tem direito ao ID Jovem?

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre quem tem direito ao ID Jovem? Deixe nos comentários.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO!