Erro no cadastro ID Jovem – O que fazer?

Você recentemente tentou criar ou atualizar o seu cadastro no programa social Identidade Jovem e teve problemas para realizá-lo? Você não é o único! Muitas pessoas estão relatando erro no cadastro ID Jovem.

Aqui nesse artigo você vai entender tudo sobre a ID Jovem, o que mudou, quais os erros de cadastro mais comuns relatados pelos usuários e muito mais.

Portanto, se você deseja saber como resolver essas pendências para poder se cadastrar no programa e aproveitar todos os seus benefícios, continue a leitura.

Você pode gostar de ler também:

O que mudou na ID Jovem?

Bom, antigamente a Identidade Jovem era administrada e controlada pela Caixa Econômica Federal e todo o processo de cadastro era feito pelo o site oficial da Caixa.

Atualmente, o programa passou a ser administrado pelo Portal da Juventude.

Na realidade em relação ao funcionamento do programa, nada mudou. Os jovens que se encaixam nos requisitos estabelecidos podem e devem continuar usando todos os benefícios da meia-entrada e das passagens interestaduais gratuitas ou com 50% de desconto.

O que mudou foi novo portal da ID Jovem, que tem uma proposta de ser mais dinâmico e interativo. Com o novo portal da ID Jovem os usuários da ID Jovem podem, por exemplo, conversar com outros jovens em chats de bate-papo, também é possível personalizar o seu documento com foto.

O portal também dispõe de uma ferramenta de geolocalização, que possibilita encontrar e compartilhar eventos culturais e esportivos por meio do aplicativo.

Além disso o suporte do portal se propõe a ser bem mais eficaz, para isso criou-se a Central de Denúncia, onde o usuário pode informar quais empresas, estabelecimentos ou produtores de eventos estão descumprindo a lei da meia-entrada ou recusaram a emitir passagens interestaduais por meio da ID Jovem.

Tudo muito bom não é? O problema é que muitos jovens que se encaixam em todos os requisitos ou mesmo pessoas já beneficiadas que querem atualizar o seu documento para continuar utilizando os benefícios estão encontrando dificuldades para realizar o cadastro depois que a Identidade Jovem passou a ser administrado pelo Portal da Juventude.

Você pode conhecer o site do programa clicando AQUI.

Ao final desse artigo tentaremos solucionar todos os principais erros de cadastro ID Jovem e ensinaremos, num passo-a-passo simples como realizar o cadastro.

Vamos lá?

Erro no cadastro ID Jovem

Aqui, como foi mencionado acima, estaremos trazendo os principais problemas relatados pelos usuários na hora de realizar o cadastro ou a atualização.

Site não confiável:

Algumas pessoas não conseguem acessar o site do programa, ao tentar acessá-lo aparece a seguinte mensagem “Erro de Privacidade sua Conexão não é particular”. Para resolver esse problema é muito fácil, veja:

erro no cadastro id jovem 2.0

Basta clicar em “avançado” e no final da página estará a opção “Ir para idjovem.juventude.gov.br (não seguro)”. Não sabemos porque motivo o site aparece como “não confiável”, mas de qualquer maneira ignore essa mensagem o site é oficial do Governo Federal.

Alguns usuários relatam um problema quando preenchem o número do NIS, ou para aqueles que não sabem o NIS e vão consultar o número. Essa opção fica ao lado do campo “Número do NIS”.

Aparece a seguinte mensagem:

“Prezada(o) Cidadã(o),

Para conseguir acessar os dados da consulta, as 4 informações solicitadas (nome completo, data de nascimento, nome da mãe e município) devem ser idênticas àquelas informadas no momento do cadastramento.

Portanto, se o(a) senhor(a) não está conseguindo acessar os dados, pode ser que algum destes dados esteja diferente. Nestes casos, é necessário procurar um CRAS para verificar a situação e atualizar o cadastro.

Pessoas cadastradas há menos de 45 dias da consulta também podem não ser localizadas, pois a informação de seu cadastro ainda não estará disponível no Consulta Cidadão.”

Sendo assim, siga as instruções vá até um CRAS do seu município e atualize o seu cadastro no CadÚnico, se esse procedimento já foi feito espere 45 dias para que as informações atualizadas esteja disponível.

Cadastro excluído ID Jovem:

Esse caso também está relacionado ao tempo que o programa leva para atualizar o banco de dados, que toda quarta semana do mês, geralmente entre os dias 18 a 24 de cada mês. Portanto, se você fez o seu cadastro no CadÚnico no início ou no meio do mês, você terá de esperar esta atualização para usufruir do benefício.

Erro no cadastro ID Jovem

Cadastro desatualizado:

Os dados do Cadastro Único devem estar atualizados por no máximo dois anos. Se não, não só o benefício da Identidade Jovem como os demais benefícios sociais do Governo Federal poderão ser cortados.

Procure o CRAS para atualizar os dados, Depois disso, espere a próxima quarta semana do mês, como foi mencionado acima, para o banco de dados do ID Jovem possa localizar o cadastro e então poder utilizar o benefício.

Esses são os principais problemas de erro de cadastro ID Jovem. Porém, temos duas observações: Alguns usuários dizem que estão encontrando problema quando vão preencher o “nome da mãe”.

O erro no cadastro id jovem  nesse caso, está no número de caracteres, que não pode ultrapassar o limite de 30 caracteres contando com os espaços.

Além disso, você deve desinstalar o aplicativo antigo do seu celular e baixar o recente administrado pelo Portal da Juventude.

Aparentemente, o aplicativo atualizado não está disponível ainda na plataforma IOS.

Bom, agora que você conferiu os principais erros que as pessoas estão encontrando para realizar o cadastro ID Jovem, e as possíveis soluções para essas questões, você verá agora um passo-a-passo simples de como realizar cadastro Id Jovem, sem dificuldades.

Como fazer cadastro ID Jovem?

Agora que você já viu o que fazer quando encontrar algum erro no cadastro ID Jovem, vamos aprender como se inscrever no programa.

Para fazer o cadastro na Identidade Jovem é bem simples, confira:

  1. No canto direito superior haverá um botão vermelho com a informação “Emitir ID Jovem” clique nela;
  2. Na tela seguinte, aparecerá a informação “Gerar ID Jovem”, clique nela até abrir uma nova tela;

As seguintes informações serão solicitadas:

  • Seu NIS;
  • Seu nome completo;
  • Nome da sua mãe;
  • Seu e-mail;
  • Seu telefone;
  • Sua data de nascimento;
  • Também haverá a opção de por a sua foto, o que não é obrigatório.

Pronto! Após esse processo, basta gerar a sua ID Jovem  e começar a desfrutar os seus benefícios.

Muito bom não é?

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre erro no cadastro ID Jovem? Ou está tendo outro erro no cadastro? Deixe nos comentários e estaremos respondendo para tentar solucionar.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com