Empresa não quer aceitar ID Jovem, o que fazer?

Algumas pessoas encontram certas dificuldades para utilizar os benefícios oferecidos pelo programa. Uma delas é quando a empresa não quer aceitar ID Jovem. Se você está tendo problemas com isso, tanto em relação às empresa de ônibus interestaduais quanto em relação às empresas de eventos culturais, artístico e esportivo, continue a leitura.

Nesse artigo você irá ver como proceder diante de situações assim e resolver a questão com o mínimo de transtorno possível.

Você entenderá como funciona o programa o que é muito necessário para a resolução desse e de outros problemas que alguns usuários estão relatando.

Então, vamos lá?

Você pode gostar de ler também:

O que é a ID Jovem?

Antes de saber o que fazer em situações quando a empresa não quer aceitar ID Jovem, é importante conhecer um pouco sobre o programa, seu funcionamento e os requisitos para a participação.

O Governo Federal lançou a Identidade Jovem com o objetivo de de gerar maior participação dos jovens em eventos culturais-artísticos e esportivos. Para isso, o documento garante o benefício da meia entrada em todo e qualquer evento com esse caráter.

Para utilizar a sua ID Jovem para esse fim, basta apresentá-lá junto com um documento oficial com foto na hora da compra do ingresso.

O programa também assegura viagens interestaduais gratuitas ou com descontos. Funciona da seguinte maneira: são reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​.

Quando essas vagas são preenchidas, são disponibilizadas mais duas com no mínimo 50% de desconto. O que ainda é muito bom, não é?

Porém, para se ter direito a todos esses benefícios é necessário:

  • Ter entre 15 a 29 anos;
  • Estar cadastrado no CadÚnico e com as informações atualizadas;
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos mensais;
  • Saber o NIS.

Empresa não quer aceitar ID Jovem

 

Como se cadastrar na ID Jovem

Então, se você se encaixa nos requisitos citados acima e quer ter acesso a todos esses benefícios, você precisa se cadastrar no programa e gerar o seu documento.

Existem duas maneiras de se cadastrar na ID jovem:

Pelo aplicativo: Baixa baixar o aplicativo da ID Jovem que está disponível para Android, IOS e Windows Phone. Depois disso, basta inserir os dados solicitados e gerar o cartão virtual. O documento é digital, pode ser usado para comprar as passagens ou os ingressos diretamente no seu smatphone, apresentando-o na tela do seu celular juntamente com um documento de identificação oficial com foto.

Mas algumas empresas ainda exigem o documento impresso, portanto, para garantir, recomendamos que tenha o seu documento impresso também.

Pelo site: Acesse o site oficial do programa clicando AQUI. Agora é só preencher os dados, gerar o cartão virtual e imprimi-lo.

Se você deseja saber mais detalhadamente sobre como se cadastrar você pode clicar AQUI, você encontrará tudo o que você precisa saber para realizar o cadastro sem transtornos com muita facilidade.

Agora, se você já tem o seu documento e está encontrando problemas com as empresas para usar os seus benefícios, confira agora como proceder em situações assim.

Empresa não quer aceitar ID Jovem, o que fazer?

Normalmente isso ocorre mais em relação ao benefício da disponibilidade de passagens gratuitas e/ou com desconto sendo negado pela empresa, nesse caso você deverá solicitar uma justificativa formal da recusa por escrito – É importante que no documento conste a data, a hora, o local e o motivo da recusa.​

Toda e qualquer irregularidade nos serviços podem ser comunicadas à Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.  O Telefone da agência é: 166, e-mail [email protected]

Ou se preferir entre no site: www.antt.gov.br e clique na aba “Fale conosco”.

Também é possível levar a reclamação nos postos da ANTT disponíveis nos principais terminais rodoviários do país.

Em casos de eventos artísticos, culturais ou esportivos que estiverem negando o benefício da meia entrada pela ID Jovem,  o beneficiário pode fazer uma denúncia do estabelecimento, já que esses direitos são garantidos por lei.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre quando a empresa não quer aceitar ID Jovem? Deixe nos comentários.

You May Also Like

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com