Como se cadastrar no CadÚnico – GUIA COMPLETO

Você quer participar de benefícios e programas do governo como: Bolsa Família, Minha casa Minha Vida, ID Jovem, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, entre outros tantos? Primeiramente é necessário saber como se cadastrar no CadÚnico.

O Cadastro Único é um mecanismo que o Governo Federal utiliza para identificar e conhecer as famílias brasileiras de baixa renda, e é através dele que se tem acesso aos benefícios sociais.

Então, se você não sabe como se cadastrar no CadÚnico, ou tem alguma dúvida sobre o cadastramento, continue a leitura. Nesse artigo você irá saber absolutamente tudo o que é necessário sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Você pode gostar de ler também:

O que é CadÚnico?

Vamos entender primeiramente o que é o Cadastro Único e como ele funciona.

O Cadastro Único, ou simplesmente CadÚnico, é um registro que contém um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras de baixa renda.

É a partir disso que você e sua família pode participar de diferentes programas sociais disponibilizados atualmente.

E é a partir dessas informações que o Governo Federal, os Estados e os municípios podem implementar políticas públicas a fim de mudar o quadro em que as famílias, classificadas como pobres ou extremamente pobres, se encontram.

Por isso é muito importante estar com os dados sempre atualizados no cadastro.

Não se preocupe! Isso também você verá aqui, como atualizar e manter os dados cadastrais atualizados, de forma simples e prática.

Como saber se posso me cadastrar no CadÚnico?

Já sabemos que o cadastro é para identificar famílias de baixa renda, não é? Então, são consideradas famílias de baixa renda aquelas que:

  • Ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou
  • Ganham até 3 salários mínimos de renda mensal ​tota​l.

E aí? sua família se encaixa nessas faixas de renda? Saiba agora como se cadastrar no Cadastro Único.

Como se cadastrar no Cadúnico?

Sabendo da importância do cadastramento, não perca tempo! saiba agora como ter o CadÚnico e aproveite todos os seus benefícios.

Periodicamente o município realiza visitas às famílias de baixa renda, a fim de realizar o cadastramento das mesmas.

Porém, se você e sua família se encaixam nas faixas de renda acima, não é necessário esperar essa visita.

Você pode procurar a qualquer momento um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município em que reside e solicitar o cadastro.

Para se cadastrar no CadÚnico é necessário:

  • Que uma pessoa da família, que resida na mesma casa e tenha pelo menos 16 anos, seja responsável por responder às perguntas do cadastro;
  • Para o responsável pela família, é necessário apresentar o CPF ou Título de Eleitor. É preferível que esse responsável seja mulher;
  • No caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas existe uma exceção. Não é necessário apresentar especificamente o CPF ou o Título de eleitor, abaixo tem uma lista de documento, o representante dessas famílias pode apresentar qualquer um dos mesmos.
  • Apresentar pelo menos um documento de cada integrante da família:- Certidão de Nascimento;- Certidão de Casamento;- CPF;- Carteira de Identidade (RG);

    – Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);

    – Carteira de Trabalho; ou

    – Título de Eleitor.

    Como se cadastrar no CadÚnico

 

Não é obrigatório, mas é interessante levar consigo um comprovante de residência e comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos.

Agora, sempre que houver uma mudança na família é importante atualizar os dados.

Como atualizar os dados no CadÚnico?

É muito simples! Houve alguma mudança na família como: nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho ou quando alguém deixar de morar na residência? Ou seu cadastro não foi atualizado há mais de dois anos? Dirija-se ao CRAS e atualize as informações.

Para isso, leve consigo os mesmos documentos exigidos para o cadastro no CadÚnico.

Mantendo os dados atualizados é possível identificar exatamente a situação em que sua família se encontra para participação nos programas sociais do governo e você não corre o risco de perder benefícios dos programas que já participa.

Muito bom não é? Confira agora algumas informações adicionais sobre o Cadúnico.

Informações adicionais:

Agora que já sabemos como se cadastrar no CadÚnico e já esclarecemos várias dúvidas comum sobre o mesmo, cabe aqui algumas informações adicionais, confira:

CadÚnico e Bolsa Família: Sabemos que é requisito obrigatório se cadastrar no Cadastro Único para participar do Bolsa Família e outros programas.

Mas não quer dizer que automaticamente sua família será selecionada. Mensalmente ocorre uma seleção e você e sua família for selecionada receberá um comunicado oficial pelo órgão responsável;

Centrais de atendimento: Se você tiver qualquer dúvida a Caixa Econômica Federal disponibiliza centrais de atendimento.

  • Você pode entrar em contato gratuitamente através do número: 0800 726 0101;
  • Também pode enviar um e-mail para assuntos específicos clicando AQUI;
  • É possível ainda entrar em contato pelo Facebook, clique AQUI;
  • Também, é claro, em qualquer agência Caixa mais próximo de você.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com seus amigos.

Ficou com alguma dúvida sobre como se cadastrar no CadÚnico? Deixe nos comentários.

 

You May Also Like

7 Comments

  1. Bom dia estou tentando cadastrar minha filha na CCA mais não sei qual é o site certo aparece vários aqui.como fazer o número do nis.por favor pode me ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com